Foto: Expointer/Divulgação

As inscrições para os animais rústicos que participarão da 46ª Expointer – um dos eventos mais aguardados no calendário agrícola do Rio Grande do Sul – chegaram ao fim em 10 de agosto. Com a contagem regressiva para a próxima edição da feira, já é possível vislumbrar o diversificado panorama de exemplares que estarão em exposição e participarão de provas e leilões.

Este ano, a Expointer contará com a participação de 795 animais rústicos, abrangendo diversas categorias que incluem bovinos, equinos, ovinos, bubalinos e coelhos. Somando-se a esses, temos os animais de argola, que são os protagonistas dos julgamentos, elevando o total de animais inscritos para um impressionante patamar de 4.275.

Embora a edição de 2023 prometa um encontro memorável entre criadores, expositores e apaixonados pelo mundo agropecuário, vale destacar uma queda no número de inscritos em comparação com o ano anterior. Em 2022, a Expointer viu a presença de 1.285 animais rústicos. A redução é atribuída à ausência de um evento marcante que caracterizava a feira: a tradicional feira de novilhas selecionadas, promovida pela Farsul, não fará parte da programação desta edição.

Entretanto, mesmo diante dessa alteração, há notícias animadoras para os criadores e amantes das raças Angus/Ultrablack, Devon e Hereford/Braford. As respectivas associações de criadores dessas raças estão determinadas a manter o alto padrão de excelência da competição. Julgamentos também serão realizados para os animais rústicos pertencentes a essas raças. Entre as raças em destaque, temos 16 exemplares de Devons, 46 da raça Angus, dez Ultrablacks e um impressionante grupo de 175 exemplares da raça Hereford/Braford.

Compartilhe essa notícia: