A Expoleite/Fenasul 2019 ocorrerá de 15 a 19 de maio de 2019 no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A decisão ocorreu durante reunião realizada na tarde desta quinta-feira, 22 de novembro, na sede da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), em Porto Alegre (RS) com a participação da Farsul além da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) e Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac).

Participaram do primeiro encontro o presidente da Gadolando, Marcos Tang, o presidente da Febrac, Leonardo Lamachia, e o chefe de Exposições e Feiras da Farsul, Francisco Schardong. Segundo Tang a Expoleite/Fenasul está no gosto do criador de Gado Holandês. “É uma feira de outono mais curta e se consegue trazer os animais em maior número. Essa parceria com as demais entidades foi para conjugar as datas e otimizar o uso do parque, além de poder fazer negócios e mostrar nosso produto a todos”, destacou.

Lamachia salientou que é uma feira importante para os criadores do gado leiteiro e reforçou que a Febrac está empenhada em ajudar a ampliar cada vez mais o evento. “Vamos conseguir fazer uma feira envolvendo outras raças de equinos e bovinos e fazer a Expoleite/Fenasul voltar a ter o tamanho que ela merece. A definição da data com esta antecedência vai nos proporcionar a mobilizar o maior número de associações possível”, observou.

Para Schardong, a Expoleite Fenasul é um evento consolidado e a reunião foi importante para alinhar os objetivos. “Vamos convidar outras entidades. No momento em que elas verem que a organização já nasce com uma participação forte, elas vão acreditar naquilo que estamos pretendendo. Precisamos de uma Expoleite como uma feira do produtor, com a participação de bovinos, equinos e ovinos, não para ser uma Expointer, mas uma feira de outono de grande porte”, explicou.

Entre as atividades que deverão ser confirmadas estão a Feira de Terneiros organizada pela Farsul além da Classificatória Aberta ao Freio de Ouro que ocorrerá na pista do Cavalo Crioulo. O grupo de trabalho pretende a partir de agora se reunir com outras associações de raça e entidades do setor para incrementar a programação do evento. A Expoleite chega a sua 42ª edição enquanto a Fenasul está na 15ª edição.

 

Fonte/foto: AgroEffective

Compartilhe essa notícia: