Nesta segunda (14) entra em operação a faixa preferencial para o deslocamento de ônibus na avenida Ipiranga.  O trecho de 900 metros, sentido Centro/bairro, fica entre as avenidas Elias Cirne Lima e Antônio de Carvalho.

 

O trecho recebeu uma demarcação com uma faixa azul contínua. A circulação dos ônibus nessa área será das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira, incluindo o trânsito dos lotações. A circulação dos demais veículos somente será permitida para acessos e conversões ou fora do horário regulamentado.

 

Nos demais trechos da Capital onde há as faixas preferenciais, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) há  inúmeras reclamações de usuários de ônibus sobre o uso inadequado de veículos. Por isso, a EPTC monitorará a circulação, além da presença dos agentes no local, agora também via câmeras, com possibilidades de autuação para quem não respeitar a sinalização.

 

Os agentes da EPTC fizeram ações no local para orientar os condutores antes do início da operação. As autuações, via câmera, se estendem também para as demais faixas preferenciais.

 

O tempo médio para percorrer os 900m, sem a faixa, nos horários de movimento intenso, é de 12 minutos. Com a faixa, a expectativa é que os ônibus percorram o mesmo trecho, e nos mesmos horários, em três minutos, conforme diagnóstico dos engenheiros de tráfego da EPTC.

 

Diariamente, mais de 23 mil usuários de transporte coletivo usam as seis linhas que circulam na região. “A faixa também deve reduzir em 15% (9 minutos) o tempo médio de viagem de cada linha” explica o gerente de Planejamento de Transporte da EPTC, Flávio Tumelero Júnior.

 

Outros locais da cidade onde há a faixa preferencial: Icaraí, Nonoai, Cavalhada, Bento Gonçalves, Brasil e Assis Brasil.

 

Foto: Divulgação EPTC/PMPA

Compartilhe essa notícia: