Foto: Agência Brasil

Nos últimos dias, casos de óbitos por febre maculosa em São Paulo acenderam o alerta das autoridades médicas e de saúde, e despertaram o interesse da população em conhecer mais a doença, considerada pouco difundida.

Paulo Viana entrevistou o Professor Dr. Matheus Nunes Weber, coordenador do curso de medicina veterinária da Universidade Feevale, formado em medicina veterinária pela UFRGS e com mestrado e doutorado em ciências veterinárias também pela UFRGS que respondeu algumas das perguntas mais frequentes sobre o tema.

O que é febre maculosa? Por que a doença recebe esse nome?

A febre maculosa é uma doença causada por bactéria do gênero Rickettsia e transmitida pelo carrapato estrela. Recebe esse nome devido a manchas avermelhadas que causa na pele, chamadas de máculas que caracteriza o nome “febre maculosa”.

Qual espécie de carrapato transmite a febre maculosa?

A doença é transmitida pelo Amblyomma cajennense, conhecido popularmente como carrapato estrela.

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas da doença são: febre alta e súbita, dor de cabeça, abdominal e muscular e manchas avermelhadas no corpo. Também podem haver erupções no local da picada do carrapato.

O grau de letalidade é alto?

Sim, podendo atingir 85%.

Como ocorre a transmissão?

A transmissão se dá por picada do carrapato Amblyomma cajennense, conhecido popularmente como carrapato estrela, contaminado com bactéria do gênero Rickettsia. Os carrapatos geralmente se infectam ao ingerirem sangue de capivaras contaminadas pela bactéria citada.

Como é feito o diagnóstico?

Além do histórico e sinais clínicos, hemograma e exames bioquímicos são utilizados para diagnóstico inespecífico.

Todo carrapato pode transmitir a doença?

Não, somente o carrapato estrela.

O que fazer se for picado?

Caso tenha sido picado por carrapatos e apresente sintomas da doença (febre alta, dor de cabeça, dor no corpo), procure imediatamente o serviço de saúde e relate este contato ao médico, para que ele possa avaliar a possibilidade de ser um caso de febre maculosa.

Como deve ser retirado o carrapato?

Tentar sempre o remover por inteiro e utilizar pinça no caso comum de a boca do mesmo ficar grudada sob a pele.

Como é feito o tratamento?

No caso de suspeita, deve-se procurar imediatamente o posto médico e informar sobre a suspeita, contato com o carrapato ou região por eles habitadas. O médico geralmente utilização antibióticos como doxiciclina e cloranfenicol.

Como podemos fazer a prevenção? Há uma vacina para a febre maculosa?

Infelizmente não há vacina para prevenção da doença. A prevenção se dá com a utilização de repelentes e evitando o contato com animais silvestres ou locais por eles habitados. Em caso de entrada nesses ambientes, sempre utilizar roupas que protejam a pele, como botas, meias, calças e repelentes.

Compartilhe essa notícia: