Um entrave na captação de recursos motivou a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), a transferir a 34ª Feira do Livro de Gravataí. O evento, inicialmente marcado para ocorrer de 9 a 13 de agosto, foi remanejado para o período de 30 de agosto a 3 de setembro. A 34ª Feira do Livro será realizada no Parcão de Gravataí, na Parada 79.
De acordo com a produtora cultural Luciana Bitello, muitas empresas estão com pendências relativas a tributos estaduais. Inclusive, conforme explicou Luciana, uma das empresas que desde o início do projeto manifestou interesse, apresentando carta de intensão de patrocínio, neste momento está impedida de participar de projetos culturais com benefício fiscal do ICMS.
“Então, foi necessário, esta transferência, pois precisamos captar no mínimo 50% do valor, para ser possível usarmos este projeto aprovado, e temos até o dia 1º de agosto para inserir no sistema pró-cultura RS novas Manifestação de Intensão de Patrocínio e movimentá-lo”, destacou a produtora cultural.
Além da captação de recursos junto a iniciativa privada, a realização da Feira do Livro de Gravataí conta com investimentos feitos pela Prefeitura na parte estrutural do evento. “Toda a estrutura será de responsabilidade do município, pois sem ela, a realização da Feira fica inviabilizada”, ressaltou o titular da SMCEL, Leandro Ferreira.