Com o tema “Para ler um novo mundo”, inicia nesta sexta-feira, 29, até o dia 15 de novembro, a 67ª Feira do Livro de Porto Alegre. Essa edição é marcada pelo retorno à praça da Alfândega, o endereço habitual do maior evento livreiro a céu aberto da América Latina. O prefeito da Capital, Sebastião Melo, participará da abertura do espaço, nesta sexta-feira, às 17h.
O patrono deste ano é o poeta e escritor Fabrício Carpinejar. A feira, que é organizada pela Câmara Rio-Grandense do Livro, contará com 56 expositores, estandes dos patrocinadores e a Praça de Autógrafos, entre outros atrativos. A área geral vai funcionar diariamente das 12h30 às 19h30 e a área infantil e juvenil das 10h às 19h30.
O coordenador de Literatura e Humanidade da Secretaria Municipal da Cultura, Sergius Gonzaga, ressalta a grandiosidade e a tradição da feira como o maior e mais tradicional evento cultural da cidade, alcançando milhares gaúchos. “Além disso, serve de estímulo ao conhecimento e reflexão da maneira mais genuína possível, pela leitura e a convivência”, declarou.
Em toda a programação presencial serão observados os protocolos de prevenção à covid-19. A agenda terá eventos on-line produzidos em um estúdio instalado no prédio do Memorial do RS, localizado na própria praça da Alfândega, e transmitidos pela plataforma digital da Feira do Livro, que também abrigará as lojas virtuais dos expositores. Tanto as barracas, quanto as lojas digitais, oferecem uma ampla gama de livros nacionais, estrangeiros, digitais e acessíveis a preços reduzidos.
A programação oficial, bem como a de expositores e parceiros da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre, pode ser acessada no site feiradolivro-poa.com.br.
Área infantil
Apesar da pandemia, a área infantil vai receber agendamentos para as escolas e professores. O evento mais procurado, a contação de histórias, terá disponibilidade, mas com todos os cuidados sanitários. As escolas interessadas devem fazer contato pelo email visitacaoescolar@camaradolivro.com.br.