Nesta quinta-feira (17) um ferro-velho foi atuado durante ação integrada em seis endereços localizados na rua Voluntários da Pátria, no bairro Floresta. A notificação dada para o estabelecimento foi por não possuir alvará de funcionamento. Segundo o artigo 29 da Lei complementar 12/1975, o proprietário pode ser multado em até 300 Unidades Financeiras Municipais (UFMs) e terá até 30 dias para recerror.
O secretário adjunto de Segurança, Comissário Zottis disse que “a mobilização para regular as atividades do setor está gerando um impacto positivo na cidade. Atualmente, o volume de itens irregulares encontrados nestes locais é muito menor do que o registrado quando iniciamos a força-tarefa”, afirma Zottis.
Participaram dessa ação agentes da Guarda Municipal, Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e das empresas responsáveis pela distribuição de energia elétrica e sinal de telefonia na Capital.
A criação dos ferros-velhos tem mais de um ano para combater os crimes de furto e recepção que contribui para uma série de prisões, resultando na apreensão dos materiais roubados, interdição e atuações do estabelecimento.
Denúncias são feitas pelos telefones 153 e 156 ou pelo aplicativo 156+POA, os serviços são gratuitos e funcionam 24 horas por dia. A orientação é que os porto alegrenses auxiliem nas forças de segurança e de fiscalização.