Foto: Divulgação

Cerca de 1,5 mil agricultores familiares, lideranças sindicais e autoridades acompanharam a diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS) receber a Medalha do Mérito Farroupilha, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado. Por iniciativa do deputado Elton Weber (PSB), a distinção homenageou os 60 anos da Fetag e ocorreu durante o dia de comemorações promovido pela federação no Parque da Expoagro Afubra, em Rio Pardo. É primeira vez que o Parlamento gaúcho concede a medalha a uma entidade.

Ex-presidente da Fetag e hoje presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, Weber destaca o papel fundamental da federação para que as lutas da agricultura familiar se transformassem em conquistas, assegurando dignidade para homens e mulheres no meio rural.  “Foi um dia muito emocionante. Tenho muito orgulho de participar desta construção coletiva. A Medalha do Mérito Farroupilha está em excelentes mãos, é de cada agricultor, de cada agricultora, de cada dirigente, funcionário e presidente que faz parte desta trajetória”.

Atualmente, a Fetag/RS representa cerca de 200 mil agricultores e agricultoras no Rio Grande do Sul, tendo 315 sindicatos de trabalhadores rurais e com suas extensões de base engloba mais de 440 municípios distribuídos em 23 Regionais Sindicais.

Dentre as autoridades presentes à cerimônia, estavam o vice-governador Gabriel Souza, o presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin; e o deputado federal Heitor Schuch, presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar no Congresso Nacional, que representou a Câmara Federal no ato.

Compartilhe essa notícia: