Obra será lançada na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. Foto: Divulgação

O envelhecimento populacional é um dos grandes desafios deste século e tem aumentado gradativamente ao longo dos anos. No Brasil, o número de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPs) tem aumentado exponencialmente devido ao crescimento da população idosa. Esse panorama impõe uma atualização contínua do conhecimento e treinamento da equipe multiprofissional, aliado a um ambiente adequado, seguro e adaptado.

Essa mudança etária levá-nos a diversas reflexões. O processo de envelhecimento, mesmo sendo fisiológico, pode vir acompanhado de doenças crônicas que podem interferir na mobilidade levando à limitação funcional, diminuindo a autonomia e a qualidade de vida dos idosos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a frequência de quedas está ligada ao aumento da idade cronológica e ao nível de fragilidade. Prevenir e reduzir a ocorrência de quedas de idosos e os danos delas decorrentes são ações fundamentais. Medidas como a avaliação de risco do idoso e um olhar criterioso ao ambiente em que este indivíduo está inserido garantem maior segurança e independência.

Diante desse contexto, a presente o livro de Paulo Viana chega para ocupar um espaço necessário para a compreensão deste momento que estamos vivendo. Foi escrita em uma linguagem acessível, para que possa ser compreendida por pessoas com diferentes níveis de formação, e apresenta alguns temas que são fundamentais para a prevenção de ocorrência de quedas em idosos, com ênfase aos primeiros socorros no ambiente das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

“Sempre é um filho novo que está se criando. Estou muito feliz e realizado. Toda organização é sempre um desafio e cada obra renova a sensação de dever cumprido. Já há dez anos trabalhando na área, como técnico de enfermagem socorrista atuando no atendimento pré-hospitalar em Porto Alegre, e também como comunicador na temática da saúde, tenho um cuidado especial em transmitir os conhecimentos para a população e profissionais a fim de auxiliar aqueles que mais necessitam de ajuda”, revela Paulo.

Prevenção de quedas e primeiros socorros em ILPIS, também conta a organização das fisioterapeutas Josemara de Paula Rocha, Andrea Ketzer Squeff, Renata Haertel Dull Verle, e com a participação de colabores convidados especialistas na área.

Paulo Viana é empresário, escritor, radialista, apresentador na RDC TV, técnico de enfermagem socorrista, com especialização técnica em Enfermagem em Serviços de Urgência e Emergência e em Enfermagem do Trabalho (SENAC Saúde). Ele também organizou os livros Primeiros socorros para cuidadores de idosos (2017); Primeiros socorros para portadores da Doença de Alzheimer (2018) e Primeiros socorros para pacientes com a Doença de Parkinson (2021), e é autor pela EDIPUCRS.

A sessão de autógrafos acontece no dia 29 de outubro, às 18 horas na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre na praça de autógrafos (Praça de Alfândega). O livro está disponível por meio do endereço eletrônico  https://editora.pucrs.br/livro/1623/. Ou na PUCSTORE que fica localizada no prédio 15, chamado Living 360°. Av. Ipiranga, 6681 – Partenon, Porto Alegre – RS, 90619-900

 

Compartilhe essa notícia: