A prisão foi realizada pelo Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) e contou com apoio da Polícia Civil de SC | Foto: Polícia Civil / Divulgação

Nesta quinta-feira (22), a Polícia Civil anunciou a captura de Maicon Donizete Pires dos Santos, o Red, de 32 anos. Considerado pelas forças de segurança o foragido mais procurado de Porto Alegre, ele era procurado desde setembro de 2021 e foi localizado em Santa Catarina.

O chefe de Polícia, delegado Fernando Sodré, destacou que a operação foi realizada em conjunto com os policiais civis catarinenses.

De acordo com as investigações, Red é pivô de uma guerra entre facções no bairro Mario Quintana, na Zona Norte de Porto Alegre. Ele também é apontado como fundador da quadrilha Comando Nova Geração.

Antes de deixar o antigo grupo, Red atuava como gerente de uma facção formada no bairro Bom Jesus, Zona Leste, mas que também atua na Zona Norte. Durante esse período, ele ainda era subordinado a José Dalvani Nunes Rodrigues, o Minhoca, preso em 2016 no Paraguai. No ano seguinte, houve a transferência dele para a Penitenciária Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde permanece.

A investigação que resultou com a prisão de Red partiu da delegacia de Homicídios em Viamão, coordenada pelo delegado Rafael Pereira. De acordo com o delegado, o preso é investigado por envolvimento em aproximadamente 30 assassinatos.

Veterano no crime

Red tem um histórico no crime organizado com início há pelo menos 13 anos. Sua ficha acumula registros por dois homicídios, lavagem de dinheiro, organização criminosa, tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo.

Apesar de possuir antecedentes, o criminoso foi preso apenas uma vez, em 2010, sendo colocado em liberdade onze meses depois.

Compartilhe essa notícia: