| Alice Ros |

O governo do Rio Grande do Sul publicou, na segunda-feira (15), um novo decreto que retira o limite de 50% de ocupação nas salas de aula de creches, escolas e universidades gaúchas. A partir do documento, as aulas presenciais poderão ser retomadas sem restrição em relação ao número de alunos. Dentro das salas, será exigido o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as classes.

A medida é válida para todas as regiões do Estado e não depende da classificação de bandeiras no mapa de Distanciamento Controlado. O texto também determina que instituições privadas estaduais e municipais disponibilizem equipamentos de proteção individual (EPIs) para estudantes e profissionais da educação.

A rede estadual tem previsão de retorno das aulas a partir de 08 de março. Será priorizado o sistema de ensino híbrido, que combina atividades presenciais e remotas.

Para a vice-presidente do Cpers, Solange Carvalho, a decisão não considera a situação das escolas públicas.

“Essa sugestão que foi acatada pelo Comitê de Crise é uma sugestão que foi encaminhada pelo SINEP-RS (Sindicato do Ensino Privado), que representa os patronos das escolas particulares. Eles estão interessados no lucro. Agora, é um absurdo saber que escolas públicas não têm condições. No ano de 2020, nós tivemos um manifesto de escolas fechadas e vidas preservadas. Os pais apoiaram e a maioria não levou seus filhos para a escola. Foi possível defender a vida”. disse Solange, em entrevista ao Portal RDC (16).

A vice-presidente do Cpers também ressaltou que diversos profissionais da educação foram contaminados pelo vírus no ano passado, mesmo com o regime de plantões. Segundo Solange, professores temem que o retorno sem limite de alunos por sala acelere o contágio da Covid-19.

“A gente entende que tem quer ter a distância de até 1,5 metro, mas em salas maiores terão até 30 anos. É um risco de contágio muito grande. Espero que o governo do Estado medite sobre isso, porque nós não queremos viver um colapso como viveu Manaus”. 

Ainda na segunda, o Gabinete de Crise negou os pedidos de reconsideração feitos pelas regiões de Santa Maria, Guaíba e Passo Fundo, mantendo o mapa da 41ª rodada do Distanciamento Controlado com 16 regiões em bandeira vermelha e cinco regiões em bandeira laranja (Bagé, Caxias do Sul, Ijuí, Pelotas e Santa Rosa. A classificação é válida desta terça-feira (16) até dia 22 de fevereiro.

De acordo com a Secretaria de Saúde (SES), o Rio Grande do Sul tem 588.212 casos confirmados de Covid-19 e registra 11.407 óbitos. A taxa de ocupação em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em geral é de 79,5%. Ao todo, 38.863 já foram contabilizadas pelo Estado.

Foto: Alex Rocha/PMPA

Compartilhe essa notícia: