| Carlos Eduardo Netto |

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) autorizou a construção da Nova Cadeia Pública de Caxias do Sul. O estabelecimento somará mais 388 vagas masculinas no sistema prisional gaúcho. O projeto está sendo encaminhado para licitação e a construção deve começar no segundo semestre de 2021.

A obra custará cerca de R$ 22 milhões e contará com financiamento do Depen e do Governo do Estado. A área construída será de 7 mil metros quadrados e ficará ao lado da Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, no distrito do Apanhador.

O projeto não é o único que tramita no estado. Além da Cadeia de Caxias do Sul, serão construídas novas cadeias públicas em Alegrete e Guaíba e mais duas exclusivamente femininas em Passo Fundo e Rio Grande. A casa prisional de Cachoeira do Sul e o Presídio Regional de Passo Fundo serão ampliados.

“Este avanço só foi possível porque definimos como prioridade destravar tecnicamente esses processos, alguns iniciados há quase uma década, porque fizemos uma negociação adequada e exitosa com o Depen e porque contamos com o esforço e a competência de nosso corpo técnico”, disse o secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli.

Com todas estas obras, o Rio Grande do Sul ganhará mais 2.253 novas vagas para detentos até o fim de 2022.

 

Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Compartilhe essa notícia: