
Foto: Tiago Cechinel/Divulgação
A Prefeitura de Gravataí anunciou que vai inaugurar uma nova Unidade de Saúde da Família neste sábado (16). Será a USF Granville, a segunda das dez unidades planejadas para serem construídas até o final de 2024. A iniciativa faz parte do programa Qualifica Atenção Primária, que visa fortalecer a atenção básica à saúde.
A comunidade terá a oportunidade de participar de várias atividades durante a tarde, das 14h às 17h, incluindo brinquedos para crianças, atrações musicais e serviços de saúde, como medição da pressão arterial e testes rápidos. Também será promovido o “cabide solidário,” uma iniciativa do Gabinete da Primeira-Dama que oferece roupas para doação.
A inauguração da USF Granville é resultado de uma demanda antiga da comunidade e da equipe de saúde que atendia no local, que anteriormente estava instalada em um prédio alugado com problemas de acessibilidade. De acordo com a Prefeitura, pelo menos mais oito unidades de saúde serão entregues à população de diferentes bairros da cidade, trazendo melhorias significativas à saúde dos habitantes de Gravataí.
A nova USF Granville, localizada na Rua General Frota, 37, no bairro Parque dos Anjos, oferecerá uma estrutura de saúde moderna e bem equipada. A unidade contará com salas de vacinação, curativos, inalação e triagem, além de cinco consultórios para atendimento médico e de enfermagem e um consultório odontológico. Duas equipes de Saúde da Família e uma equipe de Saúde Bucal estarão à disposição para atender a comunidade.
Esta nova unidade terá capacidade para atender até 8 mil pessoas, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em média, serão realizados cerca de 4 mil atendimentos mensais para os moradores dos bairros Dona Mercedes, Moradas do Sobrado, Sítio Gaúcho, Granville, Pôr do Sol, Jardim do Cedro e Altaville. Além dos atendimentos na unidade, também serão realizadas visitas domiciliares e ações de prevenção e promoção à saúde.
A construção da nova USF Granville representa um investimento de aproximadamente R$ 2,7 milhões e, em caso de necessidade, a área da unidade poderá ser expandida e o número de equipes de saúde aumentado. Esta iniciativa faz parte do Programa Qualifica Atenção Primária, que busca proporcionar atendimento de qualidade mais próximo à comunidade.


