PF mira facção responsável por esquema de tráfico internacional de drogas no Porto de Rio Grande. Foto: Comunicação Social /Polícia Federal RS

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (16), a Operação Escafandria, visando desarticular a organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas pela via marítima, por meio do Porto de Rio Grande.

A organização criminosa é especializada no tráfico internacional de drogas que atua no Porto de Rio Grande, no Sul do estado. Receita Federal, Marinha e Brigada Militar e forças policiais da Europa apoiaram as diligências. Até o momento 10 pessoas foram presas, sendo nove no Brasil e uma na Alemanha.

A ofensiva cumpre 12 mandados de prisão preventiva e 26 de busca e apreensão, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná. Na Alemanha, as diligências têm cooperação policial internacional, através da Europol e da polícia alemã.

O começo da investigação foi em 2022, após o recebimento de informações sobre uma facção que atua em Rio Grande, mas que também tem ramificações em Santa Catarina e no Paraná. O grupo seria responsável por uma carga de 198 quilos de cocaína, apreendida em agosto do ano passado pela Guardia Civil da Espanha, no Porto de Las Palmas.

Após as diligências e levantamentos realizados, a Polícia Federal verificou que o grupo enviava cocaína para outros países, utilizando mergulhadores para esconder a droga na caixa de mar das embarcações. A caixa de mar é um compartimento localizado na parte externa da embarcação, abaixo da linha da água, e tem por função é resfriar o motor, abastecer o sistema de combate a incêndio e descarregar água do navio.

Compartilhe essa notícia: