Os melhores amigos do homem, heróis de quatro patas ou, se você preferir, o braço direito dos policiais. A equipe de reportagem da RDC TV foi até o Canil Central da Brigada Militar acompanhar um dia de treinamento dos cães. O Dyaco, Baruque e o Max, atuam diariamente auxiliando a BM em ações ostensivas tanto na capital quanto em outras cidades do estado.
“Os nossos cães aqui eles são de duplo emprego, então eles fazem a parte do faro, farejam ilícitos: drogas e armas de fogo e também fazem parte da guarda de proteção”, explica a Sargento Jéssica Vieira.
Se você pensa que a vida aqui é fácil, se enganou! Os cães mantém uma rotina rígida, ou seja, eles tem a primeira alimentação na parte da manhã e na sequência vão para o treinamento. Quando estão aquecidos e prontos, saem para o patrulhamento na parte da tarde. “O treinamento ele é constante. Então ele começa desde o primeiro momento que eles vem aqui para o canil. Durante todo o tempo que ele trabalha conosco ele é treinado. Em média um cachorro pra ter tido como pronto, pra já estar atuando já na atividade fim, lá na rua, é de em torno de dois anos, dois anos e meio”, ressalta a oficial.
Os cães são tão expertos que os comandos são dados em Português, alemão e francês. Bom, com toda essa disciplina e depois de anos de dedicação à segurança pública é hora de descansar. A sargento conta qual o futuro dos animais: “em regra eles vão pra casa do seu condutor, aquele que treinou ele, formou ele. então a gente brinca que eles tem a merecida aposentadoria, vão pra casa brincar de bolinha, deitar, dormir, destruir tapete é isso que eles fazem depois de aposentados”.