Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Operação Bellicus, realizada pela Polícia Civil, nesta segunda-feira (03), resultou na desarticulação de um esquema de distribuição de armas de fogo e drogas no Vale do Sinos. A investigação teve início após o monitoramento de um comércio e distribuição de grande quantidade de armas de fogo e entorpecentes, que partiam de Novo Hamburgo para toda a região metropolitana de Porto Alegre.

Com o avanço das investigações, foi possível identificar a forma de atuação do grupo, que fornecia crack e cocaína em grande escala para venda, além de vender e alugar armas de fogo para membros de facção.

No desdobramento da operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nos imóveis utilizados pelos suspeitos. No primeiro imóvel, um dos suspeitos foi preso em flagrante, e com ele foram apreendidos 2 kg de crack, 1 kg de cocaína, munições de pistola, cadernos de anotação e 45 mil reais em dinheiro proveniente do tráfico de drogas.

No segundo imóvel, pertencente ao mesmo homem, a equipe policial encontrou um morteiro de uso militar, além de 4 pistolas calibre 9 mm, diversos carregadores, munições, coletes balísticos, balanças, cadernos de anotação e rádios comunicadores.

Já no terceiro imóvel, um sítio de alto padrão em Novo Hamburgo, a equipe localizou um bunker escondido em um quarto, que havia sido construído com a finalidade de esconder uma pessoa. O bunker possuía iluminação e eletricidade. O segundo suspeito fugiu durante as ações de busca e rompeu a tornozeleira eletrônica para evitar ser localizado, mas já está devidamente identificado.

O delegado Gabriel Borges, titular da 3ª Divisão de Investigações do Narcotráfico (3ª DIN), destaca o poder de fogo e organização da facção criminosa, que possuía materiais de guerra e até mesmo um bunker.

Compartilhe essa notícia: