| Alice Ros |
Diante do pior momento da pandemia de Covid-19, os hospitais de Canoas optaram por acionar um plano de contingência para liberar mais leitos.
O secretário municipal adjunto da Saúde, Luiz Octavio Martins Mendonça, afirma que a rede hospitalar está operando acima da capacidade operacional. A partir do acionamento do plano, será possível ampliar leitos e readequar espaços físicos com leitos extras nas alas Covid
De acordo com Mendonça, a iniciativa deve “desafogar as portas de entrada das UPAs Rio Branco e Boqueirão, tendo em vista que as salas vermelhas e amarelas dessas unidades estão superlotadas, apresentando tendência de elevação na procura por atendimento”.
Na quarta-feira (10), a prefeitura do município informou que as unidades de terapia intensiva (UTIs) funcionaram pelo segundo dia com superlotação, com 125 pacientes em estado grave internados em UTIs Covid.
Outros 50 pacientes estavam na fila por leitos de UTI e 49 aguardavam por leito de enfermaria, onde a taxa de ocupação estava em 96,07%.
O painel de monitoramento do Rio Grande do Sul, ferramenta que acompanha a lotação de leitos de UTI, indica que Canoas tem 103 pacientes internados com Covid-19 nesta quinta-feira (11).
A prefeitura afirma que dez novos leitos foram abertos nos últimos dois dias As unidades fazem parte da ativação do plano de contingência do Hospital de Pronto Socorro (HPSC) e totalizam 118 leitos de UTI Covid em operação.
Também foram liberadas 57 vagas de enfermaria nas últimas 48 horas, elevando a capacidade de leitos clínicos nos hospitais Nossa Senhora das Graças, HPSC e Universitário em 229 leitos.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Canoas


