O Hospital da Restinga e Extremo-Sul inaugura o bloco cirúrgico da instituição com a realização de onze cirurgias urológicas, a partir das 8h de terça-feira (11), em Porto Alegre. O primeiro procedimento será feito pelo presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, o médico Dirceu Dal’Molin, o restante será realizado pela equipe cirúrgica.

As cirurgias do primeiro dia serão para pessoas que já haviam sido consultadas e estavam cadastradas para operação no Hospital Vila Nova.

“Prevemos a realização de 19 cirurgias, em média, por dia”, adianta Dal’Molin. O médico acrescenta que serão feitas, operações de baixa e média complexidade como lipomas, hérnias, vasectomia, vesícula, apendicite, entre outras. São quatro salas que compõem o bloco, sendo três para cirurgias previamente agendadas e uma que ficará disponível para a emergência.

Entre os equipamentos, o espaço conta com um Arco em C (ecógrafo móvel para realização de ecografia durante procedimentos cirúrgicos), duas torres para cirurgia laparoscópica e dois carrinhos de parada cardíaca. Nesta semana, iniciam-se também as consultas das especialidades no ambulatório (medicina interna, infectologia, traumatologia, cirurgia geral e urologia). E, para o mês de setembro, está prevista ainda a abertura dos dez leitos da UTI do Hospital e a realização de endoscopia digestiva.

A Associação Hospitalar Vila Nova assumiu, em 21 de agosto, a gestão da operação do Hospital Restinga e Extremo-Sul após vencer edital de chamada pública lançado pela Prefeitura da Capital. A partir daí, a instituição e o Executivo municipal firmaram Termo de Cooperação para o início da prestação de serviços, ampliando a capacidade e diminuindo o tempo de espera para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

O Hospital da Restinga e Extremo-Sul fica na Estrada João Antônio da Silveira, 3700, em Porto Alegre.

Compartilhe essa notícia: