Foto: divulgação Hospital Fêmina

O setor de Gestão Hospitalar do Fêmina e a equipe da UTI Neonatal promoveram na quinta-feira, 17, o primeiro dia da Jornada da Prematuridade HFE – Aprimorando os Saberes do Cuidado Neonatal. A Jornada acontece nos dias 17 e 18 de novembro, no auditório do Hospital Fêmina.

O evento acontece em comemoração ao mês da prematuridade, conhecido como Novembro Roxo, onde também se comemora o Dia Mundial da Prematuridade, dia 17 de novembro.  No primeiro painel do dia “Debatendo a Segurança do Paciente” Marivoni,  Mestre em Enfermagem, apresentou um estudo feito em um hospital público do Vale dos Sinos, destacando a importância de protocolos de segurança, não só para os pacientes, mas para as equipes.

Já a segunda palestra – “Vivências da Prematuridade”, ministrada pela Dra. Mara Horta Barbosa,  foram abordadas as relações dentro de uma UTI Neonatal, discursando sobre os sentimentos envolvidos como medos, nostalgias e amor. Para encerrar a manhã, a palestra “Técnicas de Posicionamento do Recém-Nascido”, apresentada pela fisioterapeuta Eunice Pufal, trouxe os tipos de posicionamento e a importância de suas práticas para o desenvolvimento, conforto e redução de stress dos bebês.

Na parte da tarde, o neurologista infantil Dr. Richard Lester Khan ministrou a palestra “Estratégias de Neuroproteção Cerebral”, com o objetivo de reduzir os danos neurológicos em pacientes prematuros. Na sequência, a técnica de enfermagem da UTI Neonatal do Fêmina, Regina Forsch, apresentou seu Trabalho de Conclusão do Curso Superior de Enfermagem, promovendo um debate entre os participantes sobre as Intervenções não farmacológicas no alívio da dor no recém-nascido.

No final do dia, para descontrair e trazendo um momento de reflexão para o evento, a colaboradora do Hospital Fêmina, Mirian Bahia, cantou o louvor Alívio, de Jessé Aguiar. O primeiro dia de Jornada da Prematuridade HFE também contou com coquetel e depoimentos de ex-pais da UTI Neonatal, que abrilhantaram o evento com seus bebês fortes e saudáveis.

Compartilhe essa notícia: