Atendimento multidisciplinar nas urgências e emergências clínicas e traumáticas é o tema da Jornada Científica do Hospital de Pronto Socorro (HPS). Voltado a profissionais da área da saúde, o evento começa às 14h desta quinta-feira, 3, e vai até sábado, 5, no Sheraton Porto Alegre Hotel (rua Olavo de Barreto Viana, 18), celebrando os 75 anos da instituição. A jornada é uma realização da Direção Científica do HPS, com apoio da Fundação Pró-HPS. As inscrições podem ser feitas no site jornadahps.com.br.

Entre os objetivos destaque para a referência do hospital como centro de ensino e produção do conhecimento. Podem participar do evento médicos de várias especialidades, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, cirurgiões dentistas e demais profissionais envolvidos no tema. Organizado pelas equipes no hospital, incluindo residentes, o encontro vai mostrar um pouco das experiências diárias no atendimento de referência em urgência e emergência prestado na instituição.

Além de ser referência na assistência em emergência e trauma, o HPS é um centro formador de novos profissionais, com residência médica nas áreas de cirurgia geral, cirurgia do trauma e emergência, psicologia hospitalar e residência multiprofissional, que reúne enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais, formando profissionais habilitados para atuar em casos críticos que necessitam de cuidado imediato. A residência em cirurgia do trauma, por exemplo, começou em 1992 e foi precursora no Brasil. O hospital foi pioneiro ainda ao criar a primeira residência de medicina de emergência, em 1996.

Administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o HPS atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e localiza-se no Largo Teodoro Herzl, s/nº, bairro Bom Fim, em Porto Alegre. A criação do hospital com o modelo de cuidado que permanece até hoje ocorreu em 1944, unindo atendimento, ensino e produção científica, sempre com assistência à população da Capital e de várias cidades do Estado.

Clique aqui e confira a programação.

Jornada Científica do Hospital de Pronto Socorro
Dias 3, 4 e 5 de outubro, de quinta-feira a sábado
Sheraton Porto Alegre Hotel (rua Olavo de Barreto Viana, 18)
Realização: Direção Científica do HPS, com apoio da Fundação Pró-HPS

Foto: Joel Vargas / Arquivo PMPA

Compartilhe essa notícia: