O novo bloco cirúrgico e leitos clínicos do Hospital Regional de Santa Maria foram inaugurados na manhã desta quarta-feira. O complexo entregue à comunidade conta com salas de recuperação e capacidade para 55 cirurgias mensais, incluindo torácicas, vascular e geral. A primeiras cirurgias devem ocorrer dentro de dois a três dias.

A cerimônia, que contou com a presença do governador Eduardo Leite, marca uma nova fase do hospital, que desde a inauguração, em 2018, vem abrindo gradativamente novos serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Contudo, não foram abertos novos leitos. Os existentes, reservados para pacientes de Covid-19, que até então é a única especialidade atendida pelo hospital, foram em parte transferidos para outras categorias. Restaram 20 leitos de UTI e 30 leitos clínicos para Covid-19.

Os demais contabilizam 20 leitos clínicos gerais e 10 de UTI para apoio ao bloco cirúrgico.

O Hospital Regional foi inaugurado em 2018. No começo dos atendimentos, contava apenas um ambulatório para diabéticos e doentes crônicos, sem leitos de internação, sob a administração do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul. Em agosto de 2019, passou a operar também um ambulatório de cardiologia, ainda sem internações. Até julho deste ano, os ambulatórios já realizaram mais de 15 mil atendimentos, em um total de 113 mil consultas. Atualmente, ainda sem operar em toda sua capacidade, o espaço é referência do Sistema Único de Saúde (SUS) no tratamento de pacientes com Covid-19 e conta com dois ambulatórios.

Foto: Guilherme Boges/Prefeitura de Santa Maria

Compartilhe essa notícia: