Um incêndio de grandes proporções atingiu uma empresa de produtos químicos em Nova Santa Rita, Região Metropolitana de Porto Alegre. O fogo começou por volta das 19h deste domingo (20).
Ainda assustada, Simone Rodrigues conta como tudo aconteceu. “Era horrível de se ver, era uma coisa que a gente nunca tinha visto na vida. As explosões eram apavorantes”, relata. Devido aos riscos, a Defesa Civil solicitou que os moradores próximos deixassem suas residências.
De acordo com Simone, o incêndio acendeu um alerta nos moradores. “A gente se deu conta do perigo que estava rondando a gente”, conta. Para Jesus Kiefer, o incidente também serviu como um recado. “Tu imagina, uma empresa aqui dentro da comunidade, da vila. Claro, não se sabe o que causou essas explosões, mas fica todo mundo apavorado, ninguém sabe o tipo de produto que tem ali, qual o risco que pode trazer para a saúde”, explica o motorista de aplicativo.
Profissionais da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) trabalham no local para combater o vazamento de materiais químicos da empresa que podem contaminar o Rio dos Sinos. Para a tarefa, caminhões e mangueiras estão sendo utilizados para a sucção dos líquidos. Além disso, barreiras foram colocadas em um córrego próximo.
Um homem de 53 anos, que trabalhava em uma empresa próxima do incêndio acabou morrendo. Ele foi encaminhado ao Pronto Atendimento, mas acabou falecendo vítima de uma parada cardiorrespiratória. Segundo a Prefeitura de Nova Santa Rita, embora seja provável a relação da morte com o incêndio, a causa só será confirmada pela necropsia.