Regularmente, a Trensurb realiza a pesquisa de satisfação e perfil socioeconômico dos usuários do sistema metroviário. Em 2021, foi alcançado um grau de satisfação geral de 81,7%.
Diferentemente de anos anteriores, desta vez, a pesquisa qualitativa foi realizada antes da quantitativa, em 28 de outubro, com dez participantes – cinco homens e cinco mulheres –, usuários do metrô selecionados em diferentes horários, dias e cidades. Já o levantamento quantitativo foi realizado com amostragem probabilística e aleatória, de 8 a 13 de novembro, nos três turnos. Contando com 2.390 entrevistas, a amostra foi estratificada conforme o fluxo de usuários nas estações e dias da semana. A margem de erro é de dois pontos percentuais com nível de confiança de 95%. A empresa contratada responsável foi a Amostra Instituto de Pesquisa.
Durante a pesquisa qualitativa, os participantes destacaram a confiabilidade e a pontualidade dos serviços prestados pela Trensurb, inclusive durante este período de pandemia, no qual diversos outros serviços deixaram de ser prestados. “Na pandemia chegou a não ter ônibus, não tinha como chegar no trabalho. E isso nunca aconteceu com o trem”, disse um participante.
O diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto, avalia que “é importante na pesquisa a percepção que os passageiros tem da essencialidade do serviço: que ele funciona sempre, mesmo durante toda a pandemia o metrô nunca parou; aliado a isso, apontaram a confiabilidade dos horários e é importante registrar que a percepção dos serviços tem sido crescente nos últimos dois anos, o que nos indica que estamos no caminho certo”
Diretor de Administração e Finanças da Trensurb, Geraldo Luís Felippe, afirma que a Direção da empresa ficou satisfeita com os resultados obtidos. Para ele, o destaque da pesquisa “é a confiança que o nosso usuário tem em relação ao nosso serviço”. Felippe acredita que “a satisfação dos nossos usuários é em cima da confiança que eles têm quanto ao nosso trabalho”. Para além de demonstrar o reconhecimento do trabalho da Trensurb, a pesquisa de satisfação constitui-se também em ferramenta de gestão que possibilita a mensuração das opiniões dos usuários, o conhecimento de suas principais necessidades e seu perfil socioeconômico, auxiliando na tomada de decisões dos gestores da empresa.
Avaliação dos entrevistados
A pesquisa quantitativa aponta que 62,2% dos entrevistados consideram-se satisfeitos, de maneira geral, com os serviços prestados pela Trensurb, enquanto 19,5% se dizem muito satisfeitos. A soma desses índices resulta nos 81,7% de satisfação. Apenas 2,3% dos entrevistados se declararam insatisfeitos e 9,2%, pouco satisfeitos.
Segundo a avaliação dos usuários, o item com melhor índice de satisfação é o atendimento dos empregados da bilheteria (75,5%), seguido dos avisos sonoros em trens e estações (73,8%), atendimento dos agentes da segurança metroviária (72,5%), limpeza e conservação de estações e trens (71,2%) e ações de prevenção à Covid-19 (69,3%).
Quando perguntados sobre o principal benefício oferecido pela Trensurb à sociedade, a maioria dos entrevistados (58,5%) referiu-se à agilidade no transporte. 95,7% dos usuários recomendaria o sistema de transporte da Trensurb e, podendo escolher entre trem e ônibus, 90,1% dos entrevistados disseram que escolheriam o trem. Entre os principais motivos para utilização do trem (pergunta de múltipla escolha), destacam-se a rapidez/agilidade (33,5%), o preço da passagem (19,8%) e a regularidade/pontualidade (7,9%).
Entre os temas abordados, aqueles com menor grau de satisfação foram a mendicância, comércio irregular e apresentações não autorizadas (25,5%), a lotação dos trens (30,8%), a existência e serviço prestado pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (37,4%), variedade de lojas e serviços existentes nas estações (46,6%), escadas rolantes e elevadores (50,5%).
Fonte: Assessoria de Imprensa/Trensurb
Foto: Bárbara Cezimbra/Trensurb