| Gabriela Porto Alegre |

“O cenário é muito ruim, é péssimo. Não tenho como amenizar nada porque não param de chegar pessoas doentes”, foi assim que o infectologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Alexandre Zavascki, definiu o atual momento de pandemia durante entrevista ao Portal RDC desta sexta-feira (5).

De acordo com o médico, ainda que não se tenham estudos científicos que comprovem que essa contaminação em massa seja oriunda da variante P.1 do novo coronavírus, há indícios de que essa possa ser, sim, uma das causas. “Os primeiros dados mostram que tem uma transmissão mais rápida e pode, sim, estar associada a um escape imunológico de uma infecção prévia”, explicou o infectologista. “Ainda não podemos afirmar que a variante está sendo responsável pelo atual momento. Mas, existem várias possibilidades e indícios de que sim”, acrescentou.

Essa variante, segundo Zavascki, preocupa muito os especialistas, uma vez que não se sabe ainda quais outros desdobramentos ela pode acarretar no cenário de crise sanitária pelo qual o Estado está passando.  “Ela encontrou um cenário muito favorável para se disseminar aqui no Rio Grande do Sul e pode estar contribuindo para esse quadro atual”, disse, referindo-se ao colapso no sistema de saúde gaúcho.

Foto:  Leonardo Lenskij/Divulgação

Compartilhe essa notícia: