O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta amarelo, para perigo potencial de tempestade, que podem atingir as Regiões Sul e Central do Rio Grande do Sul, a área Metropolitana de Porto Alegre, as porções Sudoeste, Noroeste e Fronteira Oeste do estado. O alerta se iniciou nesta segunda-feira (1º) e é válido até 10h da manhã desta terça-feira (2).
Segundo o Inmet, pode chover de 20 a 30 milímetros por hora, com previsão de acumulados de chuva de até 50 mm. A intensidade dos ventos esperada varia de 40 a 60 km/h nas regiões Sul até a fronteira Oeste do RS.
Há risco, embora considerado baixo, de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Queda de granizo também pode ocorrer.
⚠️ #Atenção: Previsão de tempestade, hoje (1º) e amanhã (2), em áreas do Rio Grande do Sul. O volume total de chuva pode chegar a 50 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 60 km/h e queda de granizo.
🟡 Confira o aviso amarelo (perigo potencial) 👉 https://t.co/1jAOkAawcN pic.twitter.com/GJKVdihGCX
— INMET (@inmet_) April 1, 2024
Tempo
Nesta segunda-feira (1º), com a presença da chuva, a temperatura varia entre 18ºC e 26ºC no Alegrete. Santa Maria amanheceu chuvosa e os termômetros registraram mínima de 19ºC e máxima de 25ºC. Já em Porto Alegre, a instabilidade trouxe temperaturas entre 20ºC e 31ºC.
Segundo o boletim emitido pela Sala de Situação (SEMA-RS), a primeira semana de abril será de tempo instável, que deve perdurar até quarta-feira (3). O cenário é decorrente do avanço da frente fria sobre o oceano e colabora para a condição de chuvas moderadas e pontualmente fortes no RS.
Alerta
Os alertas emitidos pelo Inmet existem como uma medida preventiva para haver tempo suficiente para avaliar situações adversas e evitar ou reduzir riscos causados por eventos naturais, como no caso das tempestades.
Em caso de rajadas de vento:
- Não se abrigue debaixo de árvores, por haver leve risco de queda e descargas elétricas.
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.