| Mélani Ruppenthal |

 

A Associação Comercial de Porto Alegre promoveu um encontro para elucidar as metas e objetivos para 2021 nesta terça-feira, dia 26. A reunião aconteceu na sede da instituição, no Palácio do Comércio, localizado no centro da capital gaúcha.

No evento, a instituição afirmou apostar na inovação e no protagonismo do empreendedorismo para retomar a economia da cidade. Saindo de um cenário fiscal afetado pela pandemia de COVID-19 e as restrições condicionados pelo governo em esfera municipal e estadual, 2021 deve abrir um panorama de crescimento e contenção do desemprego.

Segundo dados da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS),  no período crítico da pandemia, nos meses de março a julho, foram mais de 130 mil postos de trabalhos perdidos no Estado. Para Paulo Afonso Pereira, presidente da associação, este é o momento de recuperação do cenário comercial, baseando em medidas mais flexíveis estabelecidas pela gestão municipal atual e nos impactos gerados pelos programas financeiros da instituição.

“Nós quisemos ser a voz de Porto Alegre e estamos sendo. Estamos olhando o todo, estamos sugerindo e fazendo preposições. A Associação Comercial de Porto Alegre é absolutamente independente politicamente e economicamente. Então, nós temos a nossa posição que é a estatutária. Aquilo que nós acreditamos foi o que fizemos: o livre empreendedorismo, desenvolvimento, menos intervenção do Estado, redução de custos e tributos”, afirma Paulo.

Já Evelin Bicca, diretora da associação, integra o núcleo de inovação da instituição. Para ela, o principal desafio no posto foi passar a necessidade da renovação. “A gente entendeu que a base do nosso trabalho estava muito lincada em desmistificar a inovação, porque ela têm muitos mitos, muitas crenças que a tornam em algo quase inatingível. Na verdade, o grande potencial da inovação está nas pessoas e na criatividade. O terreno fértil da inovação está nas pessoas”, comenta Evelin.

Em nível internacional, a associação procura fazer uma ponte entre o município e os países compostos do Mercosul.  Paulo Afonso Pereira disse aponta que “nos entendemos que Porto Alegre deve estar inserida no campo internacional. Essa é uma das funções da associação: promover o desenvolvimento.” A partir disso, tratativas e acordos comerciais são negociados com o auxílio da instituição.

No campo local, a preocupação do desemprego e comerciantes prejudicados, acentuado pela crise econômica, é uma pauta fundamental para o ano de 2021. Para isso, há um programa de incentivo e ajuda para o retorno do mercado de trabalho,já implementado em 2020 e que deve ter andamento.

 

Foto: Associação Comercial de Porto Alegre/Arquivo

Compartilhe essa notícia: