Estão abertas, até o próximo dia 16 de junho, as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Os interessados devem se inscrever para realizar a prova, que ocorrerá nos dias 5 e 12 de novembro por meio da Página do Participante, mediante pagamento de taxa de R$ 85 reais.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas, que são a porta de entrada para diversas universidades particulares e públicas, nos dois primeiros finais de semana novembro, nas 27 unidades da Federação. A edição de 2023 marca os 25 anos da prova.
Na inscrição, é necessário informar o CPF e a data de nascimento. Quem optar pelo uso do nome social e o tiver cadastrado na base da Receita não precisará enviar nenhum tipo de documentação complementar, uma das novidades desta edição. A taxa de inscrição, que continua no valor de R$ 85, pode ser paga por boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança.
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, e é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Além disso, serve de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Veja as datas do Enem 2023
- 05 a 12 de junho – Inscrições
- 05 a 21 de junho – Pagamento da taxa de inscrição
- 5 e 12 de novembro – Aplicação das provas
- 24 de novembro – Divulgação do gabarito
- 16 de janeiro de 2024 – Divulgação dos resultados