Foto: Fábio Pozzebom

Nesta segunda-feira (22), têm início as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024, um meio democrático que visa selecionar estudantes para as vagas disponibilizadas por instituições públicas de ensino superior em todo o país. A inscrição, que é gratuita, ocorre exclusivamente pela internet e estará aberta até a próxima quinta-feira, 25 de janeiro.

Podem participar do processo seletivo todos os estudantes que realizaram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtiveram nota superior a zero na prova de redação e não foram classificados como treineiros durante a inscrição.

O sistema, gerenciado pelo Ministério da Educação, utiliza a média da nota do Enem, respeitando o limite de vagas disponíveis por curso e modalidade de concorrência. As escolhas feitas pelos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico também influenciam nesse processo de seleção.

A distribuição das vagas segue as determinações da Lei de Cotas, além de contemplar políticas e ações afirmativas adotadas pelas universidades, como a reserva de vagas e a aplicação de bônus na nota dos candidatos que atendem aos critérios indicados pela instituição.

Os resultados da primeira chamada do Sisu estão previstos para serem divulgados em 30 de janeiro de 2024, com as matrículas sendo realizadas entre 1º e 7 de fevereiro. Para aqueles que não forem selecionados nessa etapa, o período entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro é destinado à manifestação de interesse em participar da lista de espera, oferecendo uma segunda chance aos candidatos em busca de uma vaga no ensino superior público.

Compartilhe essa notícia: