Alusivo ao Setembro Dourado, mês da conscientização e alerta para o câncer infanto-juvenil e também ao Setembro Verde, relativo aos cânceres hematológico, o Instituto do Câncer Infantil e Projeto Camaleão promovem “Autoestima contra o Câncer” e se unem no evento “Juntos pela Vida”. 

O evento, que ocorre no dia 15 de setembro no Parque Farroupilha, das 14h às 18h,  tem como objetivo o entretenimento consciente para a população, com atividades como o II Pedal pela Vida, às 15h e também a distribuição de “Balões Compatíveis” que irá desafiar os participantes a encontrar sua dupla de balões pelo local, com o objetivo de ensinar a dificuldade que é encontrar um doador de medula óssea compatível, visto que essa possibilidade chega a ser de uma em 100.000 pessoas.

Além disso, também irão ocorrer atividades como a “Roleta do Saber” para informar sobre os principais tipos de tratamentos da doença, no formato Verdadeiro ou Falso e em todas as brincadeiras serão distribuídas premiações para os participantes.  

As campanhas buscam a conscientização desses dois tipos de câncer de difícil diagnóstico, por apresentarem sintomas pouco específicos ou que podem ser confundidos com outras doenças. Como consequência, os pacientes com linfoma, leucemia e outras enfermidades hematológicas podem demorar a conseguirem um diagnóstico completo. Quando se trata de crianças e adolescentes, esse quadro é ainda mais grave. Apesar da alta taxa de cura, o câncer infanto-juvenil ainda é a primeira causa de morte por doença na faixa etária de um aos 19 anos de idade.

SERVIÇO:

Evento: Juntos pela Vida

Quando: 15 de setembro de 2019

Horário: das 14h às 18h00

Local: Parque Farroupilha (Redenção) 

 

Sobre o Instituto do Câncer Infantil

Criado em 1991, o Instituto do Câncer Infantil é uma organização sem fins lucrativos que atua para aumentar as chances de cura do câncer infanto-juvenil. Referência na assistência de crianças e adolescentes com câncer, proporciona todo o auxílio necessário para a continuidade do tratamento. Através do ICI, os pacientes contam com apoio pedagógico, psicológico, nutricional, odontológico e exames especiais. Suas famílias também recebem apoio assistencial com auxílios de vestuário, calçados e alimentos. O ICI também desenvolve projetos de Pesquisas Científicas dedicados ao avanço de novos tratamentos para o câncer infanto-juvenil. Em 2018, 18.470 atendimentos foram realizados pela equipe do NAP, com um total de 580 pacientes assistidos, com 99 pacientes novos.

 

Sobre o Projeto Camaleão

Iniciado em 2014, o Projeto Camaleão: Autoestima contra o câncer tem como objetivo reforçar a autoestima e promover a reinserção social de pessoas diagnosticadas com a doença. É sabido atualmente que o câncer e seu tratamento causam danos físicos, emocionais e isolamento social. É muito comum a pessoa não se reconhecer, perdendo sua identidade. O objetivo do Projeto Camaleão é ajudá-la a se redescobrir, adaptando-se a esse novo contexto para continuar vivendo. Na sede do Projeto, a Casa Camaleão, que fica localizada em Porto Alegre, são realizadas atividades de apoio a pacientes com câncer, seus familiares, amigos e equipes médicas.

Compartilhe essa notícia: