A Secretaria da Fazenda anunciou hoje (25), o calendário e descontos do IPVA 2023 que seguem os mesmos do ano passado: na antecipação do tributo e alongamento no prazo do pagamento (parcelado em seis vezes).
Quem quitar o tributo a partir do inicio do prazo, 14 de dezembro, até o dia 29 terá desconto de antecipação de 10% além de não ser cobrado pela variação da Unidade de Padrão Fiscal (UPF), que deve ficar em 5,88%, gerando uma redução potencial de 15,88%.
Os descontos podem ser ainda maiores para os proprietários de veículos que tiverem os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão. Quem pagar em dezembro poderá obter redução de até 32% sobre o valor do tributo.
O calendário de pagamento único vai até abril, quando vencem as placas. O débito pode ser feito por meio de bancos selecionados: Banrisul, Bradesco, Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil (somente para clientes). Opção de PIX também está disponível.
A expectativa da Secretaria da Fazenda é arrecadar R$ 5 bilhões brutos com o IPVA 2023, valor que é repartido automaticamente 50% para o Estado e 50% para o município do licenciamento do veículo. Pelas estimativas da Receita Estadual, o período de pagamento antecipado, até 29 de dezembro, deve representar uma arrecadação bruta de cerca de R$ 1,5 bilhão.