Na manhã desta terça-feira (7) um jacaré foi avistado no bairro Menino Deus, fato que foi confirmado pela equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). De acordo com a pasta, trata-se de um animal de pequeno porte e que um biólogo voluntário já está na região realizando o monitoramento dos deslocamentos do animal.
A presença do réptil na região causou discussões nas redes sociais se seria possível a presença de um jacaré na área urbana de Porto Alegre. Além do bairro Menino Deus, voluntários de um resgate apontam terem visto jacarés também no Humaitá.
A Smamus ressalta que a água é o habitat natural do jacaré, assim como de cágados e outras espécies que podem aparecer neste momento de cheia histórica do Guaíba.
Em Nota, a pasta pede ainda que a população mantenha distância do animal.
Confira a nota:
Ele não é agressivo e apenas ataca se for para se defender. Assim como nós, humanos, os animais também estão enfrentando situações estressantes neste momento, portanto, evite a aproximação e não agrida a nossa fauna. Neste momento todos servidores estão trabalhando, seja atendendo desabrigados, resgatando bichos selvagens em áreas secas ou outras emergências. Jacaré, na água, é mais difícil de remover – todos barcos estão focados em transportar pessoas e mantimentos. Reforçamos que não é para ter pessoas em áreas alagadas. Os avisos foram dados. Se tem água o bastante pra conectar com outros rios e jacaré nadar livremente, não é para ter pessoas no local