O mês de julho é dedicado para reforçar ações de conscientização e prevenção às hepatites virais, doença considerada um grave problema de saúde pública no mundo. A infecção atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves.
Para alertar e conscientizar a população, Paulo Viana entrevistou Santiago Cassales Neto, médico gastroenterologista, membro do corpo clínico do Hospital Divina Providência e do grupo de transplante hepático da Santa Casa de Porto Alegre, que respondeu algumas das perguntas mais frequentes.
O que são hepatites virais?
O termo hepatite se refere a uma inflamação que ocorre no fígado. No casos das hepatites virais, essa inflamação é causada por algum tipo de vírus.
Quais são os tipos de hepatites virais?
Esse tipo de hepatites pode ser causada por cinco tipos de vírus diferentes: A, B, C, D e E
Já existem vacinas para as hepatites virais?
Já existe vacina para as hepatites A e B.
Para a hepatite A, infelizmente, a vacina não está disponível pelo SUS, apenas em clinicas privadas.
A vacina para hepatite B faz parte do calendário nacional de vacinação.
Quais são as diferenças entre as hepatites virais e as não virais?
Basicamente é a causa da inflamação no figado, que é causa por um vírus. As outras causas são medicamentosas, tóxicas, auto-imune, etc.
Como ocorre a transmissão da hepatite A e quais são seus principais sintomas?
A hepatite A é transmitida por via fecal-oral, ou seja por água ou alimentos contaminados.
Como ocorre a transmissão da hepatite B e quais são seus principais sintomas?
A hepatite B é transmitida por uso de seringas compartilhadas, material de manicure ou tatuagem não esterilizado, por via sexual ou de mãe para filho no momento do parto.
Como ocorre a transmissão da hepatite C e quais são seus principais sintomas?
A hepatite C tem uma transmissão parecida com a hepatite B. Também ocorre por uso de seringas compartilhadas, material de manicure ou tatuagem não esterilizado e menos frequentemente por via sexual ou materno-fetal.
Como ocorre a transmissão da hepatite D e quais são seus principais sintomas?
A hepatite D é um tipo um pouco diferente de vírus, porque ele só ocorre em quem já tem hepatite B. Eles só pode ser transmitido junto com a hepatite B ou em alguém que já tenha o vírus da hepatite B. E a transmissão também ocorre por contato com sangue ou fluidos corporais.
Como ocorre a transmissão da hepatite E e quais são seus principais sintomas?
A hepatite E é mais parecida com a hepatite A e a transmissão ocorre de forma fecal-oral, ou seja por água ou alimentos contaminados. Ela também é considerada uma zoonose, mais comumente infecta suínos, então costuma ser mais comum em trabalhadores de áreas rurais que tem contato com esses animais.
Sintomas
Os sintomas de qualquer uma das hepatites são parecidos.
Elas costumam dar poucos sintomas, ou até mesmo, serem assintomáticas. Quando surgem sintomas eles são inespecificos: cansaço, fraqueza, falta de apetite, nauseas, vomitos, febre, desconforto abdominal, mas eventualmente pode ocorrer icterícia, que é a coloração da pele e dos olhos amarelada.
Qual é o tratamento indicado para as hepatites virais?
As hepatites A e E não tem um tratamento especifico, apenas sintomaticos, hidratação e repouso. O próprio corpo e nosso sistema imunológico se encarrega de eliminar o vírus.
A hepatite B quando torna-se crônica tem um tratamento medicamentoso, assim como a hepatite C. O tratamento para ambas as doenças é disponibilizado pelo SUS de forma gratuita