Foto: Vaticano News

Para entender sobre os riscos da doença, Paulo Viana entrevistou o dr. Antonio Carlos Weston, chefe do Serviço de Cirurgia Geral da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, que respondeu algumas das perguntas mais frequentes sobre o tema.

O que é laparocele?

A laparocele consiste em uma ruptura da parede muscular do abdômen, através da qual se projeta o conteúdo que existe dentro da cavidade abdominal, como, por exemplo, gordura e/ou intestino. Tem o mesmo significado de hérnia.

O que causa laparocele?

O que causa laparocele é a fragilidade da parede abdominal causada pela presença de uma cicatriz cirúrgica prévia, ou seja, a realização de uma cirurgia abdominal.

Quais os sintomas da laparocele?

A laparocele se manifesta com a presença de uma protrusão (saliência) na região abdominal, acompanhada de dor abdominal e dificuldade relacionada à evacuação ou eliminação de gases.

Como é feito o diagnóstico da laparocele?

A laparocele pode ser diagnosticada de maneira bastante evidente pelo próprio exame físico, com a observação de uma grande saliência na região abdominal, geralmente acompanhada de uma cicatriz cirúrgica. Em alguns casos, pode-se lançar mão de exames de imagem, como ultrassonografia ou tomografia de abdômen.

E quais são os principais fatores de risco?

Os principais fatores de risco são obesidade e múltiplas cirurgias realizadas previamente no abdômen.

E o quadro pode ser recorrente?

O quadro, uma vez instalado, tem resolução cirúrgica com a realização do fechamento desta ruptura, porém, em alguns casos pode ser recorrente, ou seja, pode voltar a ocorrer.

Quando precisa operar e como é feita a cirurgia?

A operação está sempre indicada no sentido de oferecer a melhor solução para o problema. Ela é feita através da colocação de um material sintético, denominado tela, no sentido de realizar um reforço da parede muscular do abdômen.

Existe prevenção para laparocele?

A prevenção da laparocele pode ser realizada através do cuidado logo após a realização de uma cirurgia abdominal, evitando a realização de esforços físicos exagerados.

Compartilhe essa notícia: