Na manhã desta quinta-feira (11), reuniram-se no Palácio Piratini, em Porto Alegre, o Governador do Estado do Rio Grande do Sul Eduardo Leite, o Secretário de Segurança Pública Sandro Caron e o Secretário de Sistema Penal e Socioeducativo Luiz Henrique Viana, para apresentar informações referentes as estatísticas de segurança no Estado, em relação aos últimos anos.

Durante a coletiva, foram divulgados alguns dados sobre a segurança no RS. O gráfico mostrou que houve a redução de 80% nos roubos de veículos desde 2010 e que há maior fiscalização policial nas ruas para evitar a circulação de celulares roubados, sobre o assunto, Caron complementa dizendo ‘’ a maneira mais eficaz para diminuir os roubos, é atacar o processo de receptação ‘’.

Quanto aos números, os crimes de homicídios no Estado tiveram queda de 15,8%. Em Porto Alegre, a redução foi mais expressiva, 33,3%. No acumulado de 2023, o Estado teve uma queda de 7% nos homicídios, e a capital, de 23,7%.

Já em dezembro, os crimes de latrocínios cairam 80%, passando de cinco casos em 2022 para apenas um, em 2023. Com essa queda, o crime manteve a redução que vinha apresentando no acumulado geral, diminuindo 24,5% no ano. Em dezembro, registrou-se somente um latrocínio, o qual ocorreu no dia 2, na mesma data, a Polícia Civil prendeu um dos suspeitos e inquérito foi remetido ao Judiciário com dois indiciados, ambos foram presos.

Da esquerda para a direita, na sequência: Caron, Leite e Viana. Reportagem/foto: Thaís Rodriguez/RDC TV.

Compartilhe essa notícia: