| Gabriela Porto Alegre |

Pacientes, em duplo sentido, é o que as pessoas que procuram atendimento médico no Hospital Santa Clara, em porto Alegre, precisam ser. O motivo é que dos 45 leitos de emergência disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), todos estão ocupados no momento.

Nesta sexta-feira, 5, chegou ao conhecimento da RDC TV uma denúncia de que uma senhora de 76 anos, diagnosticada com câncer, teria passado a noite dormindo em um banco do Hospital Santa Clara enquanto aguardava por um leito para ser hospitalizada. Moradora de Osório, a idosa foi informada de que “era melhor voltar para a casa”, pois não tinha como ser mantida no local.

A falta de leito gerou revolta em familiares e demais pacientes que aguardavam atendimento, já que, segundo eles, há leitos no Estado para tratamento de pessoas com Covid-19 que vem de regiões do Norte do País, enquanto não há para gaúchos com outras comorbidades com gravidade semelhante.

Em nota, a assessoria de imprensa do Complexo Hospitalar Santa Casa informou que além dos leitos de emergência SUS ocupados no Hospital Santa Clara, outras pessoas aguardavam encaminhamentos. “Além destes pacientes, outros 15 estão em pronto atendimento, sendo que sete deles aguardam o desfecho de atendimento (resultado de exames, consultas, necessidade de internação na emergência, etc)”.

Em relação ao caso da idosa, a assessoria de imprensa alegou que precisaria de informações como nome completo e data de nascimento para ter acesso ao boletim e entender exatamente o que aconteceu. Já no que diz respeito aos leitos disponibilizados a pacientes de outros estados, especificamente com Covid-19, a instituição afirmou que os trâmites e critérios são de responsabilidade da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Desde o início do mês passado, a SES já havia se colocado à disposição do Ministério da Saúde para receber pacientes de outras localidades do Brasil, alegando ter a capacidade de atendimento clínico no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, mais precisamente, apenas os hospitais de Clínicas e Conceição receberam pacientes do Norte do País com Covid-19.

Foto: Hospital Santa Clara/Divulgação

Compartilhe essa notícia: