A Polícia Civil prendeu um homem apontado como líder de uma facção na zona Norte de Porto Alegre. Ele estava foragido desde 2022 e foi preso no sábado (2), em Torres, litoral Norte, apesar de a divulgação ter sido feita apenas nesta segunda-feira (4).
Conhecido como LG, o preso responde por 13 homicídios. A instituição aponta que era responsável por comandar a facção Os Abertos, atuantes no Loteamento Timbaúva, no bairro Mário Quintana e na Cohab/Rubem Berta.
O fugitivo foi capturado por policiais do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).
O delegado Daniel Queiroz, responsável pelo caso, relatou que na última quinta-feira, em Gravataí, um dos homens considerados como braço direito de LG, foi preso. Na ocasião, foram apreendidas duas pistolas. O comparsa foi quem indicou o paradeiro do fugitivo.
LG era procurado desde dezembro de 2022. Ele cumpria pena de 20 anos de prisão. Ele havia recebido progressão de pena para o regime semiaberto, mas não compareceu para a instalação da tornozeleira eletrônica e fugiu.
LG era considerado o segundo foragido mais procurado de Porto Alegre. Na frente dele estava o traficante conhecido como Red, preso no dia 21 de fevereiro, em Santa Catarina.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Segurança, os dois líderes do tráfico teriam relação com, pelo menos, 112 homicídios em Porto Alegre, ocorridos em 20232.