A prevenção e o alerta para riscos à saúde ganharam destaque no últimos anos com as cores relacionadas a cada mês destinado a determinadas causas. O mês de maio visa destacar a importância do cuidado com o câncer bucal. Pensando nisso, a Secretaria Estadual da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, preparam ações para capacitar profissionais da odontologia para identificar a doença de forma precoce, além da conscientização da população sobre o tema.
No dia 5 de maio (sexta-feira), acontecerá um evento em alusão à data. O encontro é destinado a cirurgiões-dentistas, auxiliares em saúde bucal e técnicos em saúde bucal da Atenção Primária à Saúde (APS) da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde. A ação é uma parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde, a Secretaria Municipal da Saúde de Gravataí e o Telessaúde RS, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O evento acontece na Câmara Municipal de Gravataí (Av. José Loureiro da Silva, 2597, Centro, Gravataí).
A campanha Maio Vermelho busca alertar a população para que fique atenta a sinais de lesões na cavidade bucal e aos fatores de risco. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que 15 mil novos casos de câncer de boca já foram registrados no Brasil em 2023, 580 no Rio Grande do Sul. Entre os principais fatores de risco para os cânceres de lábio e da cavidade oral estão o tabagismo, em primeiro lugar, e o consumo de álcool, em segundo.
A flor da boca, símbolo da luta contra o câncer bucal, foi inspirada na peça “O homem com a flor na boca!”, do dramaturgo italiano Luigi Pirandello. Nesta obra, um homem recebe a flor da morte sobre os lábios como símbolo do câncer, propondo uma reflexão sobre o sentido da vida. A gérbera, flor escolhida para o Maio Vermelho, representa a positividade e a beleza da vida.