A Polícia Civil deflagrou a Operação Avalanche, que tem como objetivo o combate de homicídios e tráficos de drogas no estado. Com a duração de 48 horas, dos 290 mandados de busca e apreensão, foram realizadas até o momento 191 prisões, sendo 71 em flagrante. Mais de 200 mil reais, 43 quilos de maconha, 7 quilos de cocaína e 34 armas de fogo apreendidas. A operação encerra na madrugada de hoje, dia 2.
“Lá em Rio Grande, ontem foi presa uma liderança que certamente está evolvida em boa parte dos homicídios que vem acontecendo desde o final do ano passado até agora. Também ontem o departamento de homicídios realizou prisões importantes no Vale dos Sinos em São Leopoldo. Então esse é o objetivo da operação que ainda está em andamento”, comenta o Chefe de Polícia e Delegado, Fábio Motta Lopes.
De acordo com o balanço de indicadores criminais do Estado, o número de homicídios está diminuindo. Em 2018 3.400 pessoas perderam a vida de forma violenta. Pare este ano a expectativa é de que o número fique abaixo de 2.000 vitimas, é o que comenta o Secretário de Segurança Pública, Vanius Santarosa.
“São ações que vem sendo planejadas rotineiramente com o objetivo da redução dos homicídios. Isso dá mais qualidade de vida ao Estado do RS. Quando comparamos o RS com os demais estados nós notamos que a porcentagem de redução foi maior do que a maioria dos estados”, ressalta o Secretário de Segurança Pública, Vanius Santarosa.
Os números da Operação Avalanche serão atualizados após o encerramento.