A Secretaria Municipal de Educação divulgou nesta quinta-feira (2) o balanço do comparecimento dos alunos da Rede Municipal de Ensino, já sob a vigência do novo decreto de distanciamento, publicado em 13 de agosto. Com a medida, na prática, a capacidade das escolas foi ampliada, em consequência da redução de 1,5m para 1,0m da distância exigida entre as pessoas, em ambiente fechado.

Ao todo, em média, cerca de 20 mil alunos compareceram ao longo desta semana às instituições de ensino da rede própria e comunitária. O número é o maior desde a retomada das aulas presenciais na rede municipal de Porto Alegre, em 29 de abril, e bem superior ao do último levantamento realizado nos primeiros dias após o recesso escolar, ainda sob as regras do decreto anterior. “Estamos felizes de que a campanha que realizamos junto às famílias, no início de agosto, para confirmação do comparecimento dos estudantes, tenha surtido resultado. E, mesmo que não seja possível ter 100% dos alunos simultaneamente nas escolas, o número apurado condiz com o limite estabelecido pela nossa estratégia de distanciamento ”, comemorou a secretária Janaina Audino.

Outra boa notícia veio da edição semanal do boletim informativo das instituições de ensino. Foram testadas quase 53 mil pessoas, em 258 escolas – 132 privadas; 77 comunitárias; oito estaduais; e 41 municipais. Apenas três professores, três funcionários e 21 alunos apresentaram teste positivo, o que perfaz um percentual de contaminação de 0,05% dos testes. “Este baixo percentual comprova que a vacinação dos profissionais de educação, aliada aos protocolos de distanciamento adotados em toda a rede de ensino – privada e pública – está conseguindo garantir a continuidade das aulas presenciais, com a preservação da saúde de todos”, finalizou a titular da Smed.

 

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Foto: Alex Rocha/PMPA

Compartilhe essa notícia: