A Secretaria da Educação (Seduc) divulgou o mais recente levantamento sobre a retomada das aulas neste sábado (08/05).  No Rio Grande do Sul, são 1.303 escolas que realizam aulas presenciais na rede estadual. Após a resolução de entraves jurídicos e a mudança de regras feitas pelo Executivo, o retorno dos estudantes começou no início deste mês de maio. Desde 27 de abril o Estado está na bandeira vermelha do Distanciamento Controlado.

Pelo cronograma estabelecido, as aulas presenciais recomeçaram na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, além de escolas com Ensino Médio, educação profissional, escolas especiais, EJAs e Neejas.

Já na rede pública estadual, o retorno das aulas ocorre no modelo híbrido de ensino. Com atividades presenciais e remotas por meio da plataforma Google Sala de Aula.

A última batalha na Justiça foi feita pela 1ª Vara da Fazenda do Foro Central de Porto Alegre. Na quarta-feira (05/05), a decisão emitida optou por manter a realização de aulas presenciais no Rio Grande do Sul. O recuso foi apresentado por entidades ligadas a professores e trabalhadores da educação e uma associação de pais, contrários à reabertura das escolas neste momento. Os autores do pedido foram a Federação dos Professores, Trabalhadores Técnicos e Administrativos e Auxiliares Empregados em Estabelecimentos de Ensino (FETEE-SUL), a Associação Mães e Pais pela Democracia (AMPD) e o CPERS, sindicato dos professores da rede estadual. As entidades alegaram que o novo decreto não poderia a alterar decisão judicial que suspendia a retomada das atividades. O impasse sobre a retomada segue dividindo os profissionais da área da Educação.

CALENDÁRIO DE RETORNO PARA AS AULAS PRESENCIAIS NA REDE ESTADUAL
• 3/5 – Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
• 5/5 – 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
• 7/5 – Anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
• 10/5 – 1º ano do Ensino Médio
• 12/5 – 2º e 3º anos do Ensino Médio
• 13/5 – Ensino Técnico e Curso Normal

Calendário para escolas com somente Ensino Médio, escolas EJA e Neejas, escolas com somente educação profissional e escolas especiais:
• 3/5 e 4/5 – Organização das escolas
• 5/5 – Aulas presenciais

Foto: Divulgação/ Governo do RS

Compartilhe essa notícia: