O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) lançou o tour virtual da exposição Glauco Rodrigues – Tropical, inaugurada em 20 de dezembro do ano passado. A exposição ficou em exibição até o dia 16 de abril.
Natural de Bagé, Glauco Rodrigues gerou reconhecimento pela sua atuação nas importantes realizações do Grupo de Bagé e dos Clubes de Gravura criados nos anos 1950. Desde então, seu nome permeia junto aos de artistas como Glênio Bianchetti, Danúbio Gonçalves e Carlos Scliar. Após ter realizado experiências no Brasil e na Europa no final da década de 50, Glauco fixou residência no Rio de Janeiro.
A exposição apresenta esse “Glauco tropical”, explorando a brasilidade vivenciada por ele a partir da experiência na cidade maravilhosa. Em suas obras, Glauco explora fatos, estereótipos, tipos e complexidades da história e da cultura brasileiras, de forma crítica e analítica.
O tour virtual apresenta uma seleção de 49 obras do acervo do Margs, onde o artista está representado por mais de 300 trabalhos. A maioria delas adquirida em 2018, com a generosa doação de Norma de Estellita Pessôa, viúva de Glauco.
Para os interessados em apreciar a exposição, o Tour Virtual pode ser acessado aqui.