| Alice Ros |

Após reunião com os hospitais de Porto Alegre na manhã de hoje (25), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), afirmou que o Executivo municipal arcará com os gastos necessários para a ampliação de leitos na capital.

“Para preservarmos as atividades econômicas, a geração de renda e empregos, nós estamos determinando, a partir deste momento, que toda a rede, seja ela pública ou conveniada, amplie os leitos necessários e os equipamentos necessários, porque a prefeitura é garantidora desse pagamento”, determinou Melo. Em live transmitida nas redes sociais da Prefeitura de Porto Alegre, o prefeito também garantiu que o Ministério da Saúde enviará recursos para dar suporte ao agravamento da pandemia.

Nesta semana, Melo viajou para Brasília e, entre a agenda de compromissos, esteve reunido com o ministro da saúde, Eduardo Pazuello.

“Foi muito importante essa conversa, porque nós vamos precisar, sim, de um aval do governo federal para ampliar leitos de retaguarda, leitos de UTI Covid-19, a compra de respiradores, a compra de testes e tudo aquilo que for necessário para salvar vidas”, explicou, ressaltando que Pazuello pode visitar a capital nos próximos dias. “Eu pedi e talvez ele virá a Porto Alegre nos próximos dias. Isso será muito importante”.

Entre as medidas adotadas, a prefeitura irá proibir o transporte de passageiros em pé em ônibus, ampliar a tabela de coletivos em horários de pico, fechar espaços culturais da prefeitura e propor um horário diferenciado para as atividades econômicas. Neste último tópico, Melo afirmou que irá propor uma conversa com os “setores produtivos” para redefinir o horário de funcionamento das atividades.

“Para não fechar as atividades econômicas, nós estamos restringindo”, alertou o prefeito. “Até vamos fazer uma sugestão ao governador Eduardo Leite, que é um homem de diálogo, que amplie os horários dos supermercados. Colocamos equipes da prefeitura para andar por aí e vimos que não deu certo fechá-los às 20h. As pessoas vão e aglomeram. Fica aqui uma singela sugestão ao governador”, disse.

O prefeito ainda avisou que não fechará espaços públicos. Porém, fez um apelo à população. “Não ocupe os espaços públicos da cidade. Não vamos fechá-los, mas se a população não atender o pedido do governo, nós vamos ter de fazê-lo. Contribua com a sua família, com a sua cidade, a sua vida, para que a gente salve a economia da cidade. Saibam que estamos dispostos a restringir mais”, justificou.

Em relação aos jogos da dupla Gre-Nal, Melo pediu mudanças nos horários das partidas.

“Mudem os horários dos jogos da dupla. Contribuam com o Brasil. Mas se isso não acontecer, nós já retiramos as churrasqueiras móveis de parques e praças para evitar a aglomeração de pessoas nas comemorações”, disse.

https://www.facebook.com/prefpoa/videos/254201046321540/

Foto: Prefeitura de Porto Alegre / Divulgação

 

Compartilhe essa notícia: