Atualmente cerca de 200 camelôs atuam de forma regularizada na cidade. Foto: Ederson Nunes/CMPA

Mesmo com as obras no Quadrilátero Central em Porto Alegre, o fluxo de camelôs e pedestres segue intenso no espaço. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança (Smseg), diariamente ocorrem ações relacionadas ao comércio informal.

Em 2023, foram realizadas 64 atuações de fiscalização de ambulantes na capital. Nesse mesmo período, foram realizadas 261 apreensões de materiais irregulares, ou sem origem comprovada.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), atualmente cerca de 200 camelôs atuam de forma regularizada na cidade. Com o objetivo de organizar temporariamente os ambulantes que atuavam no Quadrilátero Central, a prefeitura tem mantido há um mês a Multifeira + Empreendedor, espaço destinado a 57 ambulantes registrados e identificados na região onde as obras estão ocorrendo.

Como forma de regulamentar a condição dos vendedores informais, foi aprovado na Câmara Municipal, em dezembro do ano passado, o Projeto de Lei que autoriza a concessão de bolsa-auxílio aos ambulantes antes estabelecidos na área do Quadrilátero Central. No total, foram cadastrados 172 ambulantes para receber o benefício de R$ 1.500 pelo período de seis meses e nesta quarta-feira iniciam as palestras de capacitação para esses trabalhadores. O auxílio poderá ser renovado pelo mesmo período, desde que os camelôs cadastrados realizem as atividades de capacitação.

Compartilhe essa notícia: