O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul, ontem (29), deixou milhares de pessoas sem energia elétrica no estado. O Problema de falta de luz segue em diversas regiões ainda na tarde de hoje (30). Só em Porto Alegre, choveu um terço do previsto para todo o mês de março e causou queda de árvores e alagamentos na Capital.
TEMPO | Chegada do temporal em Porto Alegre a partir da Redenção em vídeo de @GabrielWolkind. pic.twitter.com/VVLpoKtxMb
— MetSul Meteorologia (@metsul) March 30, 2023
De acordo com a Rio Grande Energia (RGE), dos 50 mil pontos afetados pela chuva, desde a noite passada, 30 mil ainda estão sem serviço de energia em todo o estado, com maior parte das cidades nas regiões Central, Sul e Noroeste.
A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) Equatorial, responsável pela energia na capital, ressalta que os problemas na Região metropolitana são isolados nos bairros Partenon, Santana, Santo Antônio, Montserrat, Bela Vista e Petrópolis e justificam a falta do serviço devido aos ventos fortes que derrubaram árvores sobre a rede elétrica.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), através do Twitter, publicou que diversas vias foram afetadas e foram bloqueadas tanto por alagamentos quanto por quedas de árvores. Ressaltam também que o fluxo de veículos em pontos sem energia elétrica na rede semafórica está sendo auxiliado pelos agentes de trânsito.
A Secretaria Municipal de Saúde também notificou danos na Unidade de Saúde Modelo, localizada no bairro Morro Santana, devido a entrada de água na estrutura do prédio e, por isso, o atendimento à população foi afetado.