| Ana Cláudia Capellari |

O Ministério da Saúde anunciou na noite de ontem (22) que enviará para o Maranhão 600 mil testes rápidos de antígeno para detectar a Covid-19. O envio faz parte de uma estratégia para evitar a transmissão comunitária da variante indiana da Covid-19.

Os testes devem chegar do Estado neste domingo (23).

A medida inicial deve-se a fato de que pessoas infectadas com a variante estavam em um navio, com origem da Índia, que atracou na costa do Maranhão nos últimos dias.

Conforme a Secretaria de Saúde do Maranhão, 23 tripulantes do navio estão assintomáticos e seguem em quarentena. Um outro tripulante foi internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na capital São Luís e está em estado grave.

Por enquanto, ainda conforme a Secretaria de Saúde do Maranhão, não há confirmação de transmissão local da variante indiana, chamada de B.1.617.2.

Todas as pessoas que passarem pelos aeroportos e divisas do Estado serão testadas e, caso algum paciente tenha resultado positivo no teste rápido, será feito um novo teste, um RT-PCR, com análise genômica para identificar se a infecção é causada pela variante.

Foto: Tony Winston

Compartilhe essa notícia: