O Ministro da Defesa, General Walter Braga Netto, junto com sua comitiva cumpre agenda em solo gaúcho. A autoridade foi recebida pelo Comandante da 6ª Divisão de Exército, General de Divisão Rolemberg Ferreira da Cunha às 8h30 desta quarta-feira (22) na sede do Comando Militar Sul (CMS) em Porto Alegre. Ele acompanhou e prestigiou ações prioritárias da pasta da Defesa e das Forças Armadas no Rio Grande do Sul. O General também visitou a AEL Sistema que é uma das 13 empresas que integram a Base Industrial da Defesa (BID).

De acordo com o Ministério, o fortalecimento da indústria nacional de Defesa é um dos “objetivos estratégicos” da pasta e um importante vetor para o desenvolvimento da economia brasileira. O setor representa 4,5% do Produto Interno Bruto brasileiro gerando 290 mil empregos diretos e mais 850 mil postos de trabalho indiretos.

Recorde exportações

O ano de 2021 bateu um novo recorde em relação às exportações de materiais de defesa. O ano, até aqui, somou 1,3 bilhão de dólares, mas a expectativa é chegar a 2 bilhões de dólares até o fim de dezembro. Desde 2011, essa é a terceira vez que o Brasil fatura mais de um bilhão de dólares em venda do setor para o mercado internacional. Acompanhe a evolução no gráfico:    

 

 

Abaixo veja a visitação completa do General Braga Netto ao Rio Grande do Sul. Ele estará em solo gaúcho até quinta-feira (23).

BR 116 – O ministro Braga Netto também acompanhará as obras de duplicação do trecho de 50 quilômetros da BR 116 entre Guaíba e Tapes (lotes 1 e2), executadas por militares do Exército Brasileiro em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Desde 2019, já foram entregues à população do Rio Grande do Sul 25 quilômetros de estrada duplicada neste trecho. A expectativa é concluir os serviços até 2022. A atuação de militares em obras de infraestrutura tem ocorrido em diferentes regiões do País e contribuído para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

PROJETOS SOCIAIS – O Ministério da Defesa e as Forças Armadas também atuam no Rio Grande do Sul por meio da realização de projetos sociais, executados em parceria com outros órgãos federais e os governos locais. Presente em 17 cidades gaúchas, o Programa Forças no Esporte (PROFESP) atende 2.140 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O programa tem como objetivo promover a valorização pessoal, fortalecer a integração social e a cidadania e reduzir riscos sociais dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar. Já o Projeto João do Pulo é uma extensão do PROFESP e é destinado ao atendimento de pessoas com deficiência, a partir dos seis anos de idade. Ele está presente em três municípios (Itaqui, São Borja e Alegrete) e atende a 55 alunos no Estado. As atividades do PROFESP e do Programa João do Pulo são conduzidas nas Organizações Militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, com parcerias federais, estaduais e municipais, na esfera pública e privada. Entre os resultados alcançados destacam-se a redução da evasão escolar, o aumento do rendimento educacional, a diminuição da violência junto à família e à sociedade, o aumento da consciência ambiental e de cidadania, e a ampliação da integração social e valorização da vida em sociedade.

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 – As Forças Armadas atuam na campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 e auxiliam o Sistema Único de Saúde (SUS) na distribuição de vacinas e no emprego de militares profissionais de saúde na aplicação das doses. No Rio Grande do Sul, os militares contribuíram para a aplicação de 690,5 mil doses contra a COVID-19. Além disso, por meio da Operação Covid-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, as Forças Armadas empregaram mais de 30 mil militares no território nacional para auxiliar no apoio logístico de insumos, equipamentos de saúde, medicamentos, transporte de pacientes, descontaminação de locais públicos como hospitais, distribuição de kits de alimentação para pessoas em situação de vulnerabilidade e vacinação de indígenas em áreas remotas.

TREINAMENTO – As Forças Armadas realizarão, entre outubro e novembro, o Exercício Conjunto Meridiano 2021, o maior treinamento conjunto com a utilização de tropas e meios realizado no País. O exercício ocorre em três regiões do País (Central, Sudeste e Sul) e tem como objetivo avaliar e manter a operacionalidade das tropas. Na região Sul, o treinamento ocorrerá de 07 a 15 de novembro nas cidades de Canoas e Santa Maria. Em sua visita ao Rio Grande do Sul, o ministro Braga Netto participará, ainda, de solenidades militares em Porto Alegre (dia 22) e Santa Maria (dia 23). Na guarnição militar de Santa Maria, o ministro e sua comitiva assistirão à demonstração de tiro de diversas armas, tais como o blindado Leopard 1 A5, a viatura Guarani e a VBO 155 A5. Foto: CMS

Compartilhe essa notícia: