| Redação RDC TV |

O prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst (PSD), faleceu nesse domingo (20), aos 76 anos. Kirst passou mal na quarta-feira (16), recebeu os primeiros atendimentos por uma equipe de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi internado no Hospital Ana Nery, onde faleceu. 

A Secretaria Municipal de Comunicação divulgou o óbito pouco antes das 22 horas. Em homenagem, o Palacinho da administração municipal recebeu iluminação na cor branca.

Kirst lutava contra um câncer há dois anos. O velório do prefeito acontece na manhã desta segunda-feira (21), no Salão Nobre do Palacinho da Praça da Bandeira. A despedida para familiares ocorreu das 08h às 09h, enquanto o intervalo até às 11h foi reservado a admiradores e amigos. O enterro será realizado na sequência, no Cemitério Católico.

Kirst iniciou a trajetória política como vereador. Depois de sete anos, foi eleito deputado federal, permanecendo no Congresso Nacional por mais de duas décadas. Também foi vice-prefeito, secretário estadual de Transportes no governo Jair Soares (na década de 80) e secretário de Obras no governo Antônio Brito (na década de 90). No início dos anos 2000, elegeu-se deputado estadual, presidindo, também, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e a Companhia Riograndense de Mineração (CRM). 

No primeiro ano de mandato como prefeito de Santa Cruz do Sul, em 2013, criou e presidiu a Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), além do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). No ano passado, Kisrt deixou o PP após mais de quatro décadas e assinou a filiação ao PSD.

Compartilhe essa notícia: