| Alice Ros | 

O superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Rio Grande do Sul e vice-presidente da Federação da Agricultura do RS (Farsul), Tarso Teixeira, faleceu na madrugada desta segunda-feira (04) por conta de complicações decorrentes da Covid-19. Considerado um dos líderes mais influentes do agronegócio no Estado, Teixeira, de 69 anos, estava internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, desde o começo de dezembro. 

Os atos fúnebres terão início a partir das 14h desta segunda, em São Gabriel, onde será realizado o sepultamento. Ele deixa esposa, três filhos e dois netos. 

Natural de São Sepé, Teixeira era médico veterinário formado pela Universidade Federal de Pelotas. Ao longo da carreira, atuou como presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, de 2003 a 2019, e desde 2006 era um dos vice-presidentes da Farsul. Foi, ainda, técnico aposentado da Secretaria de Agricultura do Estado e diretor industrial da Cooperativa Rural Gabrielense (Corugal) e da Cooperativa de Carnes Rio Vacacaí (Cooriva).

Como escritor, Teixeira escreveu os livros “Visão da Terra” (2004), “Utopias do Atraso” (2009) e “Combatendo o Bom Combate” (2019).

À frente do Incra, viabilizou a entrega de títulos definitivos para mais de 300 famílias assentadas em todo o Estado.

Em publicação no Twitter, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, lamentou a morte e elogiou o trabalho de Teixeira no Instituto.

Em nota, o Sistema Farsul também se manifestou sobre o falecimento de Teixeira, reforçando que ele foi “um grande defensor dos produtores rurais e do agronegócio, especialmente do direito à propriedade”. Confira a nota completa:

NOTA DE PESAR

O Sistema Farsul lamenta o falecimento de Tarso Francisco Pires Teixeira ocorrido nesta segunda-feira (4/1). Reconhecido como um grande defensor dos produtores rurais e do agronegócio, especialmente do direito à propriedade, Tarso Teixeira integrou a diretoria da 

Farsul em mais de uma gestão, sendo atualmente diretor vice-presidente. Também foi presidente do Sindicato Rural de São Gabriel em mais de uma ocasião e exercia o cargo de superintendente do Incra no Rio Grande do Sul.

Diretores e funcionários da Farsul, Senar-RS e Casa Rural se solidarizam com seus familiares

 

Foto: Divulgação

Compartilhe essa notícia: