Na noite de segunda-feira (8), um motorista de transporte escolar foi preso em flagrante dirigindo embriagado em Capão do Leão, no sul do Estado. No veículo conduzido por ele, estavam estudantes com idades entre 15 e 17 anos. O homem, que não teve sua identidade revelado, teve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida.
De acordo com o boletim de ocorrência registrado, durante a viagem de segunda-feira, o motorista começou a fazer manobras perigosas e os alunos começaram a gritar por socorro. Pedestres que circulavam próximo ao local viram a movimentação e os gritos dos alunos e acionaram a Brigada Militar, que abordou o veículo. O motorista se recusou a fazer o teste do etilômetro durante a abordagem policial e foi encaminhado ao Posto Médico Legal, o exame revelou o resultado positivo para embriaguez. Ele foi levado à Penitenciária Regional de Pelotas (PRP).
Alguns estudantes ficaram feridos e foram encaminhados para atendimento médico. Todos já foram liberados e passam bem.
Segundo relatos de pais de alunos, o ônibus escolar transporta estudantes do turno da noite das escolas Castelo Branco e Barão de Arroio Grande, e que outras situações de imprudência no trânsito por parte do motorista já haviam sido notadas por eles.
Em nota, a prefeitura de Capão do Leão lamentou o fato e informou que está prestando suporte aos alunos envolvidos e que vai buscar medidas junto à empresa terceirizada responsável pelo transporte escolar.
O motorista preso pode ser enquadrado em três crimes: lesão corporal culposa na direção do veículo, trafegar em velocidade incompatível com a segurança nas proximidades de escolas e conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool.