| Lívia Rossa |
Após pressão de empresários do setor lojista, a prefeitura publicou, na última quarta-feira (07), decreto que liberou o comércio em Porto Alegre. Nesse domingo (11), centenas de pessoas foram às ruas e aos shoppings centers para garantir o presente de Dia das Crianças, comemorado no mesmo dia de Nossa Senhora Aparecida, data religiosa motivadora do Feriado Nacional.
A expectativa dos representantes era positiva para a data e, de acordo com o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas), de Porto Alegre, Paulo Kruse, o movimento foi, de fato, satisfatório.
Segundo o mandatário, alguns comerciantes conseguiram vender de 50% a 90% dos produtos em comparação ao mesmo período do ano passado, mesmo com horário reduzido.
“O movimento no Dia das Crianças foi muito bom. Ainda não temos o fechamento [em números], mas algumas lojas venderam a mesma coisa do ano passado”, afirmou.
Dando sequência às aberturas, Kruse acredita que em breve os horários habituais de comércio retornem, normalizando as vendas, dizendo que “a expectativa é que nessa semana ou na semana seguinte nós tenhamos os horários antigos e aí a venda deve se normalizar”.
Outras duas datas devem mobilizar os consumidores e os lojistas, conforme Kruse, como a Black Friday – as famosas promoções e queimas de estoque de fim de ano –, que ocorre no dia 23 de novembro, e também o Natal.
“Esperamos números iguais aos do ano passado”, finalizou.
Relembre os horários nos quais o comércio pode funcionar após o feriado
Ainda em horário restrito, lojas de rua e centros comerciais podem abrir as portas de de segunda a domingo, das 9h às 17h.
Já no caso dos shoppings foi autorizado funcionamento de segunda a domingo, das 12 às 20h.
Foto: Agência Brasil